Talvez a mais famosa dupla de pai e filho no mundo da arquitetura, Eliel e Eero Saarinen dividem mais que o sobrenome. Os dois designers influenciaram profundamente as cidades onde trabalharam, ambos foram laureados com a AIA Gold Medal e, curiosamente, ambos comemoram aniversário no mesmo dia.
Mas quando se trata de seus respectivos "estilos" arquitetônicos, cessam as comparações. Eliel Saarinen(1873 - 1950) era conhecido na Finlândia, local onde nasceu, pelos seus trabalhos inspirados no estilo art-nouveau (um estilo posteriormente batizado de Estilo Romântico Nacional), que tem na Estação Ferroviária Central de Helsinki o maior expoente.
Eero Saarinen (1910–1961), entretanto, foi reconhecido como um dos líderes do Estilo Internacional, com projetos orgânicos, curvos, que transformaram a paisagem americana. Nós, do ArchDaily Brasil e ArchDaily, já mostramos algumas de suas obras na seção de Clássicos da Arquitetura: o David S. Ingalls Skating Rink, o famoso TWA Terminal, a Capela do MIT, a Miller House e o Portal de St. Louis. A exibição Eero Saarinen: A Reputation for Innovation, aberta em abril deste ano apresentou dois projetos essenciais obra de Saarinen: a não concluída Smithsonian Gallery of Art, que seria o primeiro museu de arte moderna de Washington D.C., e o Dulles International Airport.
Eliel, apesar de ser um arquiteto e urbanista respeitado na Europa (ele, de fato, ajudou a moldar algumas cidades na Finlândia, Hungria e Estônia), decidiu emigrar para os EUA após sua proposta para o Chcago's Tribune Tower - que ficou em segundo lugar - ter sido adotada em Houston, Texas. Saarinen, com sua esposa e família (Eero tinha 13 anos na época), se mudou para Michigan e se tornou presidente da Cranbook Academy of Art (projetando muitos dos edifícios do campus) e professor na University of Michigan.
Eero, que se tornaria mais tarde um dos mais importantes arquitetos americanos da metade do século XX, iniciou seus estudos de escultura e mobiliário na Cranbook Academy of Art, onde se tornou amigo de Charles e Ray Eames e Florence Knoll. Charles Eames e Eero atraíram olhares com seu trabalho em conjunto: a "Cadeira Tulipa", um clássico do design industrial que foi produzido em série pela companhia Knoll (fundada pelo marido de Florence)
Eero começou a receber credibilidade no mundo da arquitetura quando recebeu o primeiro prêmio na competição de 1948 para o projeto do Jefferson National Expansion Memorial (o Portal, concluído nos anos 60).
Após seu pai falecer em 1950, Saarinen fundou seu próprio escritório de arquitetura, “Eero Saarinen and Associates", estúdio que não apenas projetaria as sedes para a John Deere, GM, IBM, e CBS, mas também os clássicos mencionados acima. Curiosamente, Eero fez parte do júri do concurso para a Ópera de Sydney- e, sem surpresas, este projeto compartilha muitas das qualidades dos projetos de Eero: expressividade, formas curvas e cascas de concreto.
Eero faleceu com 51 anos, apenas 11 anos após seu pai, em decorrência de um tumor cerebral. Rememore sua imensurável contribuição à história da arquitetura através dos clássicos a seguir:
- David S. Ingalls Skating Rink
- Miller House
- Capela do MIT
- TWA Terminal
- Dulles International Airport (eleito um dos 10 edifícios que mudaram os EUA)
- Portal de St. Louis
Via Wikipedia e The Huffington Post